A equipa de fábrica da Yamaha acusou a direçao da corrida do GP da Malásia de não ter dado a devida importância à tensão existente entre o seu piloto Valentino Rossi e Marc Márquez, piloto da Honda.

A direção da corrida decidiu penalizar o piloto italiano com três pontos, ao que soma mais um que este já tinha, o que fazendo as contas vai obrigar o transalpino a largar da última posição da grelha de partida no GP de Valência, corrida que é a última da temporada e será decisiva para a atribuição do título mundial.

"No sábado, dia 24, o Massimo Meregalli (diretor da Yamaha) deslocou-se à direção de corrida para sugerir que ambos os pilotos fossem avisados de forma clara antes da corrida. Todavia, a direção de corrida respondeu que tal não seria necessário", afirmou um portavoz da Yamaha em declarações ao site da revista inglesa "Motorsport".

Relembre-se que Valentino Rossi acusou Márquez de estar a ajudar diliberadamente o compatriota Jorge Lorenzo na luta pelo título, após o GP da Austrália. Outros responsáveis de equipas já vieram a público dizer que uma intervenção da direção da corrida poderia ter evitado o incidente, que culminou numa troca de palavras e de várias ultrapassagens em pista. Rossi acabou por pontapear a moto de Márquez provocando a queda do espanhol.

Valentino Rossi lidera o Mundial com mais sete pontos que Lorenzo.

Recorde o vídeo do incidente