O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) foi hoje o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP, que decidirá o título mundial de motociclismo de velocidade da categoria rainha.

Lorenzo efetuou em 1.31,111 minutos a melhor volta ao circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha), menos 0,364 segundos do que o italiano Valentino Rossi (Yamaha), líder do campeonato, que obteve o quinto tempo, com 1.31,475, ambos na segunda sessão de treinos.

Rossi detém sete pontos de vantagem sobre Lorenzo, segundo classificado no Mundial, mas terá de partir da última posição da grelha para a corrida de domingo, devido à penalização que lhe foi imposta por ter tocado com o pé na Honda de Marc Márquez na prova anterior, provocando a queda do espanhol.

O italiano terá tarefa difícil para acrescentar mais um título aos sete alcançados na categoria rainha (500cc e MotoGP), pois, em caso de igualdade pontual, a vantagem pertence a Lorenzo, já que o espanhol venceu seis corridas em 2015, contra quatro de Rossi.

Caso Lorenzo ganhe a 18.ª e última etapa do Campeonato do Mundo ou acabe no segundo lugar, Rossi terá de terminar na posição imediatamente abaixo – segunda ou terceira, respetivamente - para se sagrar campeão do mundo.

Márquez, bicampeão mundial, obteve hoje a segunda melhor marca dos treinos livres, com 1.31,250 minutos, à frente do compatriota Dani Pedrosa (Honda) e do italiano Andrea Iannone (Ducati).