O piloto espanhol Marc Marquéz (Honda) considerou hoje insultuosa a suspeita lançada por Valentino Rossi (Yamaha), ao acusá-lo de não ter lutado pela vitória no Grande Prémio da Comunidade Valenciana para favorecer o seu compatriota Jorge Lorenzo.

“Ouvi o que disse o Valentino, a pôr em dúvida a minha prestação e a do Dani [Pedrosa] e, para mim, que sou um piloto que dá sempre tudo para ganhar, é uma falta de respeito e um insulto”, disse.

O italiano Valentino Rossi (Yamaha), que falhou hoje o oitavo título mundial de MotoGP, acusou o espanhol Marc Marquéz (Honda) de ter sido o ‘guarda-costas’ de Jorge Lorenzo (Yamaha), que se sagrou campeão em Valência.

Em declarações ao canal televisivo Sky, citadas pela agência EFE, Rossi reiterou a sua teoria de um acordo entre os dois espanhóis, afirmando que preparam um ‘biscottone’, termo que, no futebol, é a aplicado para explicar quando duas equipas acordam um empate conveniente para ambos.

“Na segunda parte da temporada, Lorenzo esteve muito bem, mas, em Phillip Island (palco do Grande Prémio da Austrália, 16.º prova do campeonato), sucedeu algo estranho. O comportamento de Marquéz foi embaraçoso”, disse.

Rossi chegou hoje ao Grande Prémio da Comunidade Valenciana com mais sete pontos do que Lorenzo, mas, devido à penalização sofrida pelo incidente na Malásia com Marquéz, partiu do último lugar e só conseguiu ser quarto, perdendo o título.

“Tive de combater com dois pilotos, mas, hoje, todos puderam ver qual era o seu plano”, lamentou Rossi, mostrando-se “triste” pela “ocasião perdida” de somar um oitavo título de MotoGP e 10.º entre todas as categorias.

Ainda de acordo com o italiano, na corrida de hoje, Marquéz limitou-se a andar atrás de Lorenzo e só forçou para atacar o seu companheiro de equipa e compatriota Dani Pedrosa, quando este momentaneamente o ultrapassou.

“Lorenzo é um grande piloto e teria sido estupendo disputar o mundial na pista. Penso que, assim, nem sequer está contente”, disse, falando do seu companheiro de equipa, que ganhou o Mundial com cinco pontos à maior.