O piloto português Miguel Oliveira considerou hoje “bastante positivo” o seu primeiro dia de treinos em Moto2, realizado no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, já com vista à temporada de 2016.

“Tive alguns contratempos a nível de eletrónica e afinação, mas, tendo isso em conta, foi um dia bastante positivo: terminei o dia com o meu melhor tempo pessoal na última volta. Embora a posição neste momento não seja o mais importante, acaba por ser um indício de que as coisas podem correr bem. Estou contente com este primeiro dia de trabalho“, disse, citado em comunicado.

Realçando que se tratou de “um dia de aprendizagem”, o piloto natural de Almada, vice-campeão mundial em Moto3, comentou que em muitos aspetos teve de “aprender tudo de novo”.

“Foi um dia de aprendizagem. A maior parte das coisas que eu tinha da Moto3 tive que as pôr quase todas de lado e aprender tudo de novo. Esta mota é completamente diferente, é muito mais pesada e tem muito mais potência. Em termos posturais esta é uma mota mais confortável, mas a nível físico é muito exigente”, afirmou.

O piloto luso acrescentou: “Acabei por ir melhorando volta a volta e, na última saída, com um pneu traseiro novo, consegui obter o melhor tempo. O objetivo em Jerez é dar voltas, tentar aprender o máximo, aprender os limites da mota, que neste momento não sinto que esteja perto de atingi-los, por isso é tudo uma aprendizagem progressiva e vou tentar adaptar-me o mais rapidamente possível."

Aos 20 anos, Miguel Oliveira cumpre hoje e sexta-feira os primeiros ensaios para a temporada de 2016, quando vai correr ao serviço da Leopard em Moto2, tendo como companheiro de equipa o britânico Danny Kent, que superou este ano Miguel Oliveira na terceira categoria.

O vice-campeão mundial de Moto3, que já tinha sido o primeiro português a subir ao pódio do Mundial de motociclismo de velocidade, conquistou seis vitórias em 2015, na sua quinta temporada em Moto3, em Itália, Holanda, Espanha (Grandes Prémios de Aragão e Valência), Austrália e Malásia.

O piloto português foi recentemente felicitado Presidente da República, Cavaco Silva, tendo sido ainda distinguido pela Confederação do Desporto de Portugal como Atleta Masculino do Ano.