O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) iniciou este domingo a defesa do título mundial de MotoGP com uma vitória no Grande Prémio do Qatar, prova de abertura do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.

Lorenzo, que partiu da ‘pole position’ para a corrida noturna, venceu pela terceira vez no circuito de Losail, em Doha, à frente do italiano Andrea Dovizioso (Ducati) e do espanhol Marc Marquez (Honda), segundo e terceiro classificados, respetivamente, a 2,019 e 2,287 segundos do vencedor.

O piloto espanhol, de 28 anos, que procura conquistar o quarto título de MotoGP, alcançou a 62.ª vitória da carreira, a 41.ª na categoria rainha, no circuito em que se estreou, em 2008, depois de ter liderado desde a 14.ª das 22 voltas da corrida.

O italiano Valentino Rossi (Yamaha), que venceu a etapa do Qatar do Mundial de motociclismo no ano passado, terminou na quarta posição, a 2,387 do colega de equipa, um dia depois de assinado contrato para representar a marca japonesa por mais dois anos.

Miguel Oliveira (Kalex), vice-campeão mundial de Moto3 e que foi promovido este ano à classe intermédia, estreou-se com um 11.º lugar em Moto2, depois de uma boa recuperação do piloto português, que tinha arrancado da 22.ª posição da grelha de partida.

Oliveira somou os primeiros cinco pontos no Mundial de 2016, depois de ter terminado a 24,410 segundos do vencedor, o suíço Thomas Luthi (Kalex), que se impôs por 9,610 segundos ao espanhol Luis Salom (Kalex) e por 9,665 ao italiano Simone Corsi (Speed Up), segundo e terceiro colocados, respetivamente.

Em Moto3, o italiano Niccolo Antonelli (Honda) foi o mais rápido, batendo por um ‘nariz’ o sul-africano Brad Binder (KTM), que gastou apenas mais sete milésimos, e por 148 o compatriota Francesco Bagnaia (Mahindra), que concluíram a prova na segunda e terceira posições.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.