O espanhol Jorge Lorenzo venceu hoje de forma categórica o Grande Prémio de França de MotGP, quinta prova do Mundial de motociclismo de velocidade, no qual o português Miguel Oliveira conseguiu o melhor resultado do ano em Moto2.

O piloto espanhol, campeão mundial em exercício, obteve a 63.ª vitória da carreira, 42.ª em MotoGP, cruzando a meta com 10,654 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o italiano Valentino Rossi, colega de equipa na Yamaha, e isolou-se na liderança do campeonato.

Lorenzo viveu um fim de semana perfeito em Le Mans, pois obteve a ‘pole position’ e manteve-se sempre no controlo da corrida, escapando à sucessão de quedas que foram acontecendo atrás de si, entre as quais a do anterior comandante do Mundial, o espanhol Marc Márquez (Honda).

Márquez foi um dos oito pilotos que não evitou um indesejado encontro com o asfalto do circuito Bugatti, mas o espanhol conseguiu, pelo menos, regressar à corrida e terminar na 13.ª posição, minimizando os danos na luta pelo título da categoria rainha. “Foi uma prova muito importante e uma grande corrida para o campeonato. Queria manter um ritmo elevado para não perder a concentração, mas pude respirar um pouco mais quando Márquez e Dovizioso caíram”, explicou Lorenzo, que passou a ter cinco pontos de vantagem sobre o compatriota.

O terceiro posicionado, o espanhol Maverick Viñales (Suzuki), gastou mais 14,177 segundos para concluir a prova francesa, enquanto o compatriota Dani Pedrosa (Honda) foi quarto colocado, a 18,719 de Lorenzo.

O espanhol Alex Rins (Kalex) impôs-se na corrida da classe intermédia, na qual Miguel Oliveira, também em Kalex, terminou no nono lugar, ainda assim o melhor resultado obtido pelo português nesta temporada no Mundial de Moto2.

O vice-campeão do mundo de Moto3, estreante na categoria imediatamente superior, que tinha terminado no 11.º posto no Qatar, no 21.º na Argentina e abandonado nas Américas e em Espanha, subiu à 15.ª posição na classificação dos pilotos.

Rins relegou o italiano Simone Corsi (Speed Up) e o suíço Thomas Lüthi (Kalex) para segundo e terceiro, respetivamente, ascendendo à liderança do Mundial, com cinco pontos de vantagem sobre o britânico Sam Lowes. Miguel Oliveira é o 15.º, com 12.

Em Moto3, o mais rápido foi o sul-africano Brad Binder (KTM), distanciando-se no comando do Mundial da classe inferior, à frente do italiano Romano Fenati, também em KTM, e do espanhol Jorge Navarro (Honda), segundo e terceiro classificados, respetivamente.