O piloto português Miguel Oliveira obteve hoje o 16.º lugar na qualificação para a corrida de Moto2 do Grande Prémio da Alemanha, nona prova do Mundial de motociclismo de velocidade, em Sachsenring.

Numa qualificação disputada em piso seco, Miguel Oliveira, que chegou a figurar no 13.º posto, não foi além do 16.º posto, tendo efetuado a sua melhor volta em 1:25,173 minutos, pelo que vai partir da sexta linha par a prova.

A ‘pole’ foi conquistada pelo japonês Takaaki Nakagami, quinto classificado do Mundial da categoria, com uma volta em 1.24,274 minutos.

O Mundial de Moto2 é liderado pelo francês Johan Zarco, que soma os mesmos 126 pontos do espanhol Alex Rins, segundo, contra 121 do britânico Sam Lowes. Miguel Oliveira é 15.º, com 24 pontos.

Na categoria rainha, a ‘pole’ foi arrebatada pelo espanhol Marc Marquez (Honda), líder do campeonato e que cumpriu a sua melhor volta em 1.21,160, batendo o seu compatriota Hector Barbera (Ducati) por 412 milésimos de segundos.

Após oito provas, Marquez comanda o Mundial de MotoGP com 145 pontos, mais 24 do que o seu compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), segundo classificado, e 42 em relação ao italiano Valentino Rossi (Yamaha), terceiro.

No Moto3, a ‘pole’ foi para o italiano Enea Bastianini (Honda), com uma volta em 1.27,129 minutos.

O italiano, que já tinha conquistado a 'pole' na última edição da prova, superou o seu compatriota Andrea Locatelli (KTM) e o espanhol Aron Canet (Honda), segundo e terceiro, respetivamente.

O Grande Prémio da Alemanha realiza-se no circuito de Sachsenring, no domingo.