MotoGP

21-08-2016 16:18

Cal Crutchlow estreia-se a vencer no Grande Prémio da República Checa

Britânico da Honda venceu pela primeira vez uma prova de MotoGP na República Checa.
Cal Crutchlow estreia-se a vencer em MotoGP no Grande Prémio da República Checa
Foto: EPA/FILIP SINGER

Cal Crutchlow estreia-se a vencer em MotoGP no Grande Prémio da República Checa

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O piloto britânico Cal Crutchlow, aos comandos de uma Honda, estreou-se hoje a vencer na categoria ‘rainha’ de motociclismo, ao vencer o Grande Prémio da República Checa em MotoGP, 11.ª prova do Mundial de velocidade.

Crutchlow partiu da 10.ª posição da grelha, tendo terminado a corrida com mais de sete segundos de avanço sobre o italiano Valentino Rossi (Yamaha) e com nove segundos para o terceiro classificado, o líder destacado do mundial de pilotos, o espanhol Marc Marquez.

“Hoje fizemos o melhor trabalho possível. Estou muito feliz pela minha equipa”, declarou o vencedor, que se tornou o primeiro britânico a vencer na categoria rainha em Brno depois de Barry Sheene, em 1981.

O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) foi a grande deceção do Grande Prémio da República Checa, tendo terminado em 17.°, com uma volta de atraso para o vencedor.

A prova checa foi dificultada pela chuva que caiu de manhã, que tornou delicada a escolha de pneus pelos pilotos.

Marc Marquez lidera destacado o campeonato de MotoGP, com 197 pontos, com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo a ocuparem as posições seguintes, com 144 e 138 pontos, respetivamente.

Na Moto2, a vitória foi para o alemão Jonas Folger (Kalex), enquanto o português Miguel Oliveira (Kalex) foi nono. No Mundial, o francês Johann Zarco (Kalex) é o líder, com 181 pontos, enquanto Miguel Oliveira é 17.º com 33.

Na categoria de Moto3, o britânico John McPhee (Peugeot) alcançou a sua primeira vitória na categoria, numa prova que decorreu sob chuva intensa.

O sul-africano Brad Binder, líder do campeonato de Moto3, sofreu uma queda a cinco voltas do final, numa altura em que liderava a prova.

Conteúdo publicado por Sportinforma