O português Miguel Oliveira (Kalex) desistiu hoje do Grande Prémio do Japão de Moto2, após a primeira sessão de treinos livres para a 15.ª prova do Mundial de motociclismo de velocidade.

"Tentei andar hoje mas as sensações não foram as melhores. Devido ao facto de ainda não estar a 100%, eu e a equipa optámos por tentar de novo daqui a uma semana. Obrigado por estarem sempre a meu lado", escreveu Miguel Oliveira na sua página no Facebook.

Na quinta-feira, o almadense tinha recebido autorização médica para disputar a prova este fim de semana, depois de ter fraturado uma clavícula nos treinos livres para o Grande Prémio de Aragão, em Espanha, a 23 de setembro.

"Estou um pouco dececionado pelo facto de não conseguir guiar como queria. Passei pelo controlo médico e fiz também fisioterapia para estar apto para esta corrida, mas as travagens e forças G neste circuito são tão exigentes para a direita que a minha condição física ainda não me permite pilotar como queria. Falei com a minha equipa e decidimos não participar nesta ronda para ganhar mais uma semana de recuperação e poder estar apto para o GP da Austrália", acrescentou Oliveira, citado pela sua assessoria.

O atual 19.º classificado do Mundial de Moto2 ainda participou na primeira sessão de treinos da prova nipónica, não conseguindo melhor do que o 30.º e penúltimo tempo, 1.55,398 minutos, numa das três voltas realizadas, mais 3.582 do que o japonês Takaaki Nakagami (Kalex), que foi o mais rápido nessa sessão.

O suíço Thomas Luthi (Kalex) bateu o registo do nipónico, detendo a melhor volta aos 4.801 metros do circuito de Motegi, em 1.50.625, menos 0,275 do que Nakagami, segundo, enquanto Miguel Oliveira foi relegado para o 31.º e último lugar.

O português, vice-campeão do mundo de Moto3 em 2015, deve voltar à competição no próximo fim de semana, no Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island.