O francês Johann Zarco (Kalex), líder do Mundial de Moto2, fez hoje o melhor tempo na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão, 15.ª prova da competição, onde o português Miguel Oliveira (Kalex) marcará ‘falta’.

Na sexta-feira, Miguel Oliveira (Kalex) desistiu da corrida nipónica, em Motegui, após a primeira sessão de treinos livres, por não estar totalmente recuperado da fratura a uma clavícula, sofrida nos treinos livres para o Grande Prémio de Aragão, em Espanha, a 23 de setembro.

O português, vice-campeão do mundo de Moto3 em 2015, deve voltar à competição no próximo fim de semana, no Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island.

Na qualificação para a corrida de domingo, Johann Zarco, conseguiu a quinta ‘pole position’ da época, superando o suíço Thomas Luthi, a 67 milésimos do gaulês, e o italiano Franco Morbidelli, a 356 milésimos.

Com 14 etapas já cumpridas, Zarco lidera o Mundial de pilotos, com 202 pontos, apenas mais um que o perseguidor direto, o espanhol Alex Rins, que hoje não conseguiu fazer melhor que o 22.º tempo, a distantes 1,633 segundos do francês.

Miguel Oliveira, que se despistou em quatro provas (GP Américas, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha), não subirá sequer para a moto pela segunda vez consecutiva, seguindo na 19.ª posição do Mundial, com 33 pontos.

Na categoria principal, MotoGP, o italiano Valentino Rossi (Honda), nove vezes campeão mundial, garantiu a ‘pole position’ para domingo, superando em 180 milésimos o espanhol Marc Marquez (Honda).

No Mundial de pilotos, lidera o espanhol, com 248 pontos, seguido de Rossi, com 196.