O espanhol Maverick Viñales venceu hoje o Grande Prémio do Qatar em MotoGP, primeira prova do Mundial de motociclismo de velocidade, com Miguel Oliveira em quarto na Moto2, o melhor resultado de sempre do português.

Viñales, de 22 anos, bateu o italiano Andrea Dovizioso (Ducati), que chegou a liderar algumas voltas em várias trocas entre os dois, depois de sair da ‘pole position’.

Numa prova reduzida para 20 voltas, depois da chuva ter atrasado o início da corrida, o espanhol deixou ainda para trás o italiano e o nove vezes campeão mundial Valentino Rossi (Yamaha), que fechou o pódio, depois de começar em 10.º, com o campeão em título, Marc Márquez (Honda), a terminar em quarto.

Apesar da ‘pole’, Viñales não entrou da melhor forma na corrida, que começou por ser liderada pelo francês Johann Zarco, em estreia na MotoGP esta temporada, que acabou por se despistar e desistir da corrida.

A sete voltas do fim, Dovizioso liderava a prova, mas depois de várias trocas entre os dois primeiros, distantes dos restantes pilotos, acabou por ser o espanhol da Yamaha a conseguir a vitória inaugural da temporada.

Em Moto2, o português Miguel Oliveira (KTM) entrou na temporada 2017 com o melhor resultado de sempre na categoria, ao terminar em quarto lugar no circuito de Losail, atrás do vencedor, o italiano Franco Morbidelli (Kalex), do suíço Tomas Luthi (Kalex) e do japonês Takaaki Nakagami (Kalex).

O piloto, que partiu do quinto lugar e caiu para sétimo nas primeiras voltas, acabou por recuperar e perseguiu durante grande parte da corrida os lugares do pódio, mas acabou por não conseguir apanhar Nakagami, que impediu o português de se aproximar na reta final da prova.

“Foi uma corrida bastante dura. Faltou-me um pouco de ritmo nas primeiras duas ou três voltas e falhei igualmente no arranque. Depois dessa primeira fase consegui imprimir um ritmo muito bom e fui sempre recuperando algum tempo, mas nas últimas voltas foi bastante complicado tentar aproximar-me para ultrapassar”, afirmou Miguel Oliveira.

Em Moto3, a vitória foi para o espanhol Joan Mir (Leopard Racing), que se sobrepôs ao britânico John PcPhee, que partiu fora do ‘top 10’, com o espanhol Jorge Martín a fechar o pódio.

A próxima prova do calendário está marcada para 09 de abril, no circuito Termas de Rio Hondo, na Argentina.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.