O piloto português Miguel Oliveira (KTM) larga no domingo do sétimo lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Catalunha de Moto2, sétima prova do Mundial de motociclismo de velocidade.

Na sua volta mais rápida na sessão de qualificação no circuito de Montmeló, Miguel Oliveira rodou em 1.50,276 minutos, mais 868 milésimos do que o espanhol Alex Marquez (Kalex), que fez 1.49,408 e vai largar da ‘pole’ position.

Os italianos Mattia Pasini e Lorenzo Baldasarri completam a primeira linha, enquanto a segunda será composta pelo japonês Takaaki Nakagami, pelo suíço Thomas Luthi e pelo italiano Franco Morbidelli, líder do Mundial, com 113 pontos.

Na principal categoria, o MotoGP, a ‘pole’ ficou nas mãos de Dani Pedrosa, com 1.43,870 minutos, com o piloto da Honda, que é quinto no campeonato do Mundo, a apenas 11 pontos do segundo, a poder tirar proveito para a classificação geral. Ao seu lado partem as Ducati do espanhol Jorge Lorenzo e do italiano Danilo Petrucci.

O espanhol Marc Marquez (Honda), campeão em título, conseguiu a quarta posição, apesar de ter sofrido duas quedas, enquanto o compatriota Maverick Viñales (Yamaha), líder do Mundial, com 105 pontos e três vitórias e em seis corridas, sairá do nono lugar.

Num dia péssimo para a Yamaha, o italiano Valentino Rossi não foi além do 13.º tempo. O veterano piloto transalpino, terceiro no Mundial, sofreu uma queda e já voltou à pista na segunda sessão.

O aumento da temperatura dificultou os ensaios de hoje, com menor aderência no asfalto do circuito de Montmeló, levando a quedas de Márquez, mas também de Dani Pedrosa, Álvaro Bautista e Bradley Smith, ferido numa mão e que falhará o Grande Prémio.

Na categoria de Moto3, a ‘pole position’ na Catalunha será de Jorge Martin, sétimo no Mundial, enquanto o líder da competição sairá da quinta posição.