WRC: Rali Grã-Bretanha

16-09-2012 17:00

Latvala trava domínio de Loeb

O piloto finlandês Jari-Matti Latvala (Ford) venceu hoje o Rali da Grã-Bretanha, 10.ª prova do Campeonato do Mundo, reeditando o triunfo do ano passado e quebrando uma série de cinco triunfos consecutivas do francês Sébastien Loeb (Citroen).
Latvala trava domínio de Loeb

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O finlandês conquistou o sétimo rali da carreira, o segundo em 2012, depois do êxito na Suécia, e impediu a Citroen de arrebatar já hoje o título mundial de construtores, mas que deverá acontecer na próxima prova, o Rali de França, no qual Loeb pode também sagrar-se campeão do Mundo de pilotos pelo nono ano consecutivo.

Latvala parece dar-se bem nas estradas de terra da região de Cardiff: o piloto finlandês dominou por completo os três dias que durou a prova britânica e acabou com 27,8 segundos de vantagem sobre Loeb, enquanto o norueguês Petter Solberg, colega na Ford, terminou no terceiro lugar, a 28,7.

Solberg não resistiu à pressão final do octocampeão mundial, que partiu para a última etapa no terceiro posto, com seis segundos de atraso para o norueguês, mas conseguiu ultrapassar o rival da Ford, ainda que por menos de um segundo de vantagem.

O norueguês manteve-se no terceiro lugar do Campeonato do Mundo, mas ficou matematicamente impossibilitado de chegar ao título, que ficará para um dos pilotos da Citroen, com clara vantagem de Loeb, que tem mais 61 pontos do que o colega finlandês Mikko Hirvonen, quinto classificado em Cardiff, a 1.29,5 de Latvala.

O Rali de França, 11.ª prova do Mundial, realiza-se entre 04 e 07 de outubro, nas estradas de asfalto da região da Alsácia, no qual a Citroen costuma ser intratável e que constitui o cenário ideal para Loeb e a Citroen conquistarem em casa os títulos mundiais de pilotos e construtores.