O francês Sebastian Loeb ficou esta sexta-feira mais perto do seu nono título no mundial de ralis, já que lidera o Rali da França com 13 segundos de vantagem sobre o finlandês Jari-Matti Latvala.

Com oito especiais disputadas, o piloto da Citroen lidera com 1:17.32,6 horas, depois de ganhar os quatro troços disputados hoje, com o homem da Ford a ocupar o segundo posto e o também finlandês Mikko Hirvonen (Citroen) a ser terceiro, a 32 segundos.

Loeb, de 38 anos, tem 61 pontos de vantagem sobre Hirvonen, o único rival que pode impedi-lo de ganhar o nono título, no topo da classificação do mundial.

«Fizemos uma escolha de pneus muito boa na sexta-feira de manhã e durante a tarde continuámos a afinar o carro, sem cometer erros. As perspetivas são boas, mas 13 segundos, com dois dias ainda pela frente, não é muito», destacou o francês.

Loeb pode ganhar festejar o título no domingo se acabar à frente de Hirvonen ou um lugar atrás do finlandês, desde que este não vença o rali ou a superespecial, ou caso o seu rival termina fora dos oito primeiros.