O francês Sebastien Ogier (VW Polo R), líder do campeonato do Mundo, comanda o Rali do México, terceira prova do campeonato, após a disputa das duas primeiras provas especiais de classificação (pec), que compõem a etapa inaugural.

Ogier completou quinta-feira as duas primeiras especiais, com um total de 3,65 quilómetros, em 3.19,5 minutos, batendo os Ford Fiesta RS do norueguês Mads Ostberg, segundo, e do belga Thierry Neuville, terceiro, por três seis centésimos de segundo, respetivamente.

Nos lugares imediatos seguem os dois Citroen DS3, do finlandês Mikko Hirvonen (segundo classificado nas duas últimas edições da prova mexicana) e do espanhol Dani Sordo, o primeiro a 1,1 segundos e o segundo a 1,4.

Depois de ter sido apenas quarto na primeira pec, ganha por Thierry Neuville, Ogier assumiu o comando do Rali do México ao vencer a segunda.

O Rali do México prossegue hoje, com 11 especiais, incluindo uma novidade, chamada “El Chocolate”, uma pec de 30,57 quilómetros que os pilotos vão percorrer duas vezes.

Após dois ralis (Monte Carlo e Suécia), o Mundial de ralis é comandado por Ogier, com 46 pontos, contra 43 do ausente Sebastien Loeb, vencedor dos últimos nove campeonato e que esta época só vai participar em algumas provas, e 24 de Ostberg.