O rali de Portugal, cujo orçamento é de 3,5 milhões de euros, vai dar um retorno económico de 55 milhões nos três dias da prova, que decorre de 12 a 14 de abril, anunciou hoje a organização.

De acordo com Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube Português (ACP), o rali de Portugal é «o maior evento turístico que há em Portugal», gerando um retorno de 55 milhões de euros em três dias.

Um estudo da Universidade do Algarve, elaborado em 2012, mostra que a prova foi responsável por um impacto económico total de 97,748 milhões de euros no ano passado, mais cinco milhões do que em 2011 e um aumento de 12 milhões face à edição de 2010.

Em 2012, o rali de Portugal originou proveitos de quase 53 milhões de euros em despesa direta dos adeptos e uma despesa indireta na ordem dos 45 milhões de euros por parte dos meios de comunicação nacionais e internacionais.

Carlos Barbosa mostrou-se confiante que este será «o melhor rali de sempre» em termos de retorno quer para os investidores, quer para os patrocinadores, quer para o público em geral.

«Somos talvez o único evento em Portugal que apresenta as contas até ao último tostão de todo o dinheiro que gastamos», realçou, indicando que o orçamento de 3,5 milhões é atingido com um investimento de um milhão de euros do Turismo de Portugal, 500 mil euros do Instituto Português do Desporto e Juventude e o restante dos patrocinadores.