O presidente do Grupo Desportivo Comercial, Francisco Coelho, adiantou esta quarta-feira, na apresentação oficial da 48ª Edição do Sata Rallye Açores, que a prova vai contar com a participação de pilotos oriundos de 16 países.

O responsável máximo pela organização do Sata Rallye Açores admite que «esse foi um dos objetivos traçados» para a edição de 2013, apesar das dificuldades financeiras, realçando a importância da prova para «dar uma boa publicidade do rali e também da Região».

«Não é nada fácil trazer pilotos da Rússia, Letónia, Lituânia, Alemanha, Finlândia, Áustria, Itália, França e Irlanda aos Açores. Há certos países que estão a 3 e a 4 mil quilómetros de distância, só a fazer esse percurso terrestre corresponde a quatro dias de viagens de todos os camiões para chegarem aos Açores e tem um custo associado de cerca de seis a sete mil euros», relembrou o responsável pela organização da prova.

As inscrições para a 48ª edição do Sata Rallye Açores terminaram esta quarta-feira, mas a lista de inscritos só será publicada no próximo sábado, sendo que estão confirmadas as presenças do polaco Robert Kubica, ex-piloto de fórmula 1, e do checo Jan Kopecky.

«Nós estamos a ter uma boa lista, penso que é a melhor lista de todos os tempos. O Sata Rallye Açores vai ter mais de dez carros S2000 num ano de crise económica que assola toda a Europa e é um sucesso fazer um Rallye com este tipo de viaturas no meio do Atlântico», sublinhou Francisco Coelho.

De fora ficou a possibilidade de trazer aos Açores um ex-campeão do mundo de ralis, como tinha sido prometido, não só devido aos constrangimentos económicos como por outras razões.

«Não foi possível porque este campeão está a fazer no mesmo dia do nosso Sata Rallye Açores uma outra prova e não era possível estar em dois sítios ao mesmo tempo. Não foi possível mas esperemos que no futuro se consiga conciliar essa situação», admitiu.

Na apresentação oficial da edição de 2013 do Sata Rallye Açores foi levantada a preocupação com a greve da SATA agendada para os dias que antecedem a competição, mas o secretário regional do turismo e transportes, Vítor Fraga, admitiu acreditar numa solução, apesar de não ceder às reivindicações dos trabalhadores.

«Enquanto secretário da tutela não vou dar nenhuma indicação ao conselho de administração do Grupo SATA para cometer uma ilegalidade, mas com a mesma convicção que faço isso também tenho a convicção que nós todos juntos, todos aqueles que defendem o interesse dos Açores e dos açorianos, vamos conseguir ultrapassar toda e qualquer dificuldade que nos coloquem para conseguirmos atingir os nossos objetivos, que é o sucesso para os Açores e para os açorianos», disse.

A 48ª edição do Sata Rallye Açores, que se realiza entre 25 e 27 deste mês e integra pela primeira vez o novo campeonato da Europa, vai ter mais cinco Provas Especiais de Classificação, quatro horas de emissão da Eurosport e transmissão via internet de duas passagens pelo troço das Feteiras, prevendo-se que mais de 120 milhões de espetadores possam acompanhar a prova.