Sébastien Ogier (Volkswagen) está a apenas quatro provas especiais de somar a terceira vitória no Rali de Portugal, quando cumprir hoje a terceira etapa da prova.

Líder incontestado da prova praticamente desde o seu início, apenas encontrou ligeira oposição por parte do norueguês Mads Ostberg (Ford), no arranque da primeira etapa, e do espanhol Dani Sordo (Citroen), no início da segunda, mas saídas de estrada dos dois pilotos abriram caminho para um triunfo fácil do gaulês.

Enquanto a oposição tem sido fraca, além de que é secundado pelo seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, Ogier terá de se acautelar com as "armadilhas" do piso, que têm causado grandes problemas aos outros concorrentes, para evitar ser surpreendido, principalmente na especial mais longa da prova (Almodovar), na distância de 52,30 quilómetros, que vai ser percorrida duas vezes.

Com uma participação reduzida de portugueses nesta edição, a última etapa reserva uma luta particular pela posição de melhor luso, partindo Miguel J. Barbosa (Mitsubishi) com uma vantagem de 48,6 segundos sobre Bruno Magalhães, sendo previsível que o piloto do Peugeot acabe por passar para a frente.

Esta última etapa será composta por quatro provas especiais de classificação, num total de 167,64 quilómetros cronometrados. A última especial do dia (Almodovar 2), na distância de 52,30 quilómetros, é também cumprida em "powerstage", ou seja, os três primeiros recebem pontos extra para o Campeonato do Mundo, sendo atribuídos três pontos ao primeiro, dois ao segundo e um ao terceiro.