O presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, entregou na quarta-feira um memorando turístico com um conjunto de propostas para a região ao secretário de Estado da tutela, disse hoje à Lusa o próprio.

Segundo Desidério Silva, o documento terá ainda que ser submetido a aprovação pelo executivo da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), na próxima quinta-feira, para ser depois tornado público e entregue a diversas entidades.

De acordo com o presidente daquela entidade, trata-se um documento que agrega um conjunto de propostas e preocupações, assente em cinco pilares: acessibilidades, promoção, fiscalidade, a imagem da região e a definição de produtos turísticos.

A manutenção do rali de Portugal no Algarve, depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter manifestado vontade de fazer regressar a prova ao Norte, foi outros dos temas debatidos na reunião entre Desidério Silva e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Segundo Desidério Silva, que prevê, no início de maio, reunir-se com o Automóvel Clube de Portugal (ACP), que participa na organização do rali, ainda nada está decidido, pelo que o assunto não se encontra fechado.

O financiamento das entidades de turismo, ao abrigo da nova lei, as portagens na Via do Infante (A22) e o aumento do IVA na restauração foram outros dos assuntos debatidos na reunião.