O checo Jan Kopecky manteve a liderança e venceu a 48.ª edição do Sata Rallye Açores, seguido do irlandês Craig Breen e de Ricardo Moura, que recuperou o título de melhor português em prova, ao superar Bruno Magalhães.

Jan Kopecky fez as 17 classificativas (duas foram canceladas) em 2.26.32,2 horas, menos 32,2 segundos do que Craig Breen e 58,8 em relação a Ricardo Moura, que foi o melhor português e subiu pela primeira vez ao pódio da prova pontuável para o Europeu.

Bruno Magalhães caiu hoje para lugar de segundo melhor português, na quarta posição da geral, atrás do bi-campeão nacional, a 2.37,6 minutos do primeiro classificado.

O francês Jerémi Ancian subiu do sexto para o quinto lugar e terminou a prova a 3.27,4 minutos do vencedor, à frente de Robert Kubica que terminou o primeiro dia do rali na primeira posição e que hoje conseguiu recuperar duas, subindo a sexto.

O italiano Alessandro Bruscheta, que terminou a 14.57,4 minutos de Jan Kopecky, o jovem açoriano Luís Miguel Rego, o checo Antonin Tlustak e o italiano Marco Tempestini encerraram o lote dos 10 primeiros classificados.

As únicas participantes femininas em prova acabaram por capotar na segunda passagem pela classificativa Graminhais e não conseguiram terminar o Sata Rallye Açores, assim como Bernardo sousa, Jean Michel Raoux, Hannes Danzinger e Diogo Gago, que também sofreram despistes ao longo do dia.