A fabricante italiana de pneus Pirelli regressa em 2014 ao Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), depois de três anos de ausência devido ao seu envolvimento na Fórmula 1 como fornecedor exclusivo, anunciou hoje a empresa em comunicado.

A Pirelli, presente no Mundial de Ralis desde que este foi criado, em 1973, foi fornecedor exclusivo desta categoria de 2008 a 2010, antes de ter sido escolhido pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) como fornecedor exclusivo da F1 por um período de três anos, de 2011 a 2013.

A marca italiana tem estado envolvida em polémica na edição deste ano do campeonato de Fórmula 1, uma vez que no Grande Prémio de Inglaterra, em Silverstone, os seus pneus rebentaram em seis carros - incluindo no Mercedes de Lewis Hamilton e em ambos os Ferrari.

A Pirelli, que entretanto introduziu novos pneus traseiros no Grande Prémio da Alemanha, considerou que os rebentamentos são responsabilidade das equipas, acusando-as de uso abusivo do equipamento: pressões demasiado baixas nos pneus, pneus traseiros direitos montados à esquerda e vice-versa bem como abordagens de curva demasiado agressivas.

Quanto aos Ralis, a marca italiana não tinha abandonado completamente a categoria, uma vez que fornecia os Ford Fiesta dos jovens talentos da formação da WRC Academy, e equipava os carros de vários pilotos do Campeonato Europeu (ERC).

Com o regresso da Pirelli, em 2014 as equipas presentes no WRC vão poder escolher pneumáticos de uma de quatro marcas: Michelin, que este ano equipa a maioria dos pilotos de primeira linha, a Pirelli, com um palmarés de 180 vitórias em Ralis do Campeonato do Mundo, a DMACK e a Hankook.

«Estamos mesmo contentes por regressar a um desporto em que nos sentimos em casa», considerou o diretor da Pirelli para área das competições, Paul Hembery.

«Esta decisão foi também tomada na sequência de pedidos dos nossos clientes, uma vez que as regulamentações do Mundial e do Campeonato Europeu estão agora mais parecidas. Ainda não temos qualquer acordo com equipas de fábrica e vamos tratar prioritariamente dos nossos clientes», acrescentou.

O contrato da Pirelli com a F1 não foi ainda renovada além de 2013. A marca italiana está também presente no GT, uma categoria na qual equipa vários carros.