O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo) assumiu hoje a liderança do Rali da Alemanha, nona ronda do Campeonato do Mundo (WRC), após a segunda etapa, marcada pelo abandono de Sébastien Ogier.

O piloto gaulês, líder do mundial e que poderia confirmar a conquista do título já este fim de semana, entrou para a segunda etapa no comando, mas acabou por ser obrigado a desistir depois de ter partido a suspensão do seu Volkswagen Polo, na terceira especial.

Latvala aproveitou o desaire do seu colega de equipa para subir à liderança do Rali da Alemanha, tendo terminado o dia com 7,6 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville (Ford Fiesta), que segue no segundo lugar.

Numa etapa disputada na zona de Tier e que teve um total de 131 quilómetros cronometrados divididos por seis classificativas, o belga ainda se colocou a apenas dois segundos da liderança, após ter vencido as primeiras quatro, mas Latvala respondeu nas restantes duas e aumentou a sua vantagem.

Mais longe ficou o espanhol Dani Sordo (Citroen DS3), que segue na terceira posição a 26,3 segundos do piloto finlandês.

No sábado, disputa-se a terceira jornada do Rali da Alemanha, igualmente na zona de Tier, com a realização de oito especiais, num total de 153,7 quilómetros.