Divergências de interpretação dos regulamentos entre a direção de prova e o colégio de comissários, impede a classificação de Rómulo Branco na Baja da Polónia.

Apesar de terem cumprido, na quinta-feira, a última etapa da Baja da Polónia, a dupla Rómulo e João Serôdio não foi incluída na classificação final da sexta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. «Estou naturalmente muito desapontado. Tivemos um grande infortúnio no prólogo, mas não baixámos os braços e lutámos muito para minimizar o prejuízo», afirmou o piloto luso-angolano.

Apesar dos vários problemas que afetaram o Mitsubishi Pajero, a equipa continuou em prova com o objetivo de conquistar pontos para a luta pelo título mundial na categoria T2.

Rómulo Branco e a sua equipa afirmam terem cumprindo à risca o estipulado no regulamento, no entanto, o colégio de comissários desportivos alegou ter uma interpretação diferente do mesmo e a equipa inscrita pela Ralliart Itália acabou por ficar de fora da classificação, alegadamente, por ter excedido o tempo máximo na etapa.

«Esta decisão do colégio de comissários é muito penalizadora para nós e até bastante injusta. A juntar a tudo isto surge ainda a anulação do Rali dos Faraós onde poderíamos recuperar os pontos aqui perdidos. Assim a decisão final terá lugar em Portalegre onde acreditamos poder ainda inverter esta situação», acrescentou o piloto.

Na classificação geral, a melhor posicionada foi a dupla russa Zheludov/Rudnicki em Toyota Hilux Overdrive.

Entre os T2 a vitória foi para Marcos Moraes, companheiro de equipa de Rómulo Branco, aos comandos de um Mitsubishi Pajero. O piloto brasileiro ganhou com uma vantagem de 34m08s sobre o russo Baranenko, em Toyota Land Cruiser, piloto que recuperou a liderança na Taça do Mundo, tendo agora uma vantagem 14 pontos sobre o piloto luso angolano.

Classificação da Taça do Mundo - Pilotos T2 (após 6 provas):

1º Alexander Baranenko (RUS), 122 pontos;

2º Rómulo Branco (POR), 108;

3º Marcos Moraes (BRA), 97;

4º Denis Berezovskiy (KAZ), 50;

5º Ahmed Al Shegawi (SAU), 50.