O francês Sébastien Ogier (VW Polo R) consolidou hoje a liderança do Rali da Austrália, 10.ª prova do campeonato do Mundo, ao fazer o melhor tempo das seis especiais do terceiro dia, colocando-se a um passo do título.

Ogier, que só não foi o mais rápido em duas das 16 classificativas cumpridas na gravilha da região de Coffs Harbour, comanda com 45 segundos de avanço sobre o finlandês Mikko Hirvonen (Citroën DS3), vencedor das últimas três edições da prova australiana e que estava a 20 segundos na sexta-feira.

«O objetivo à partida das especiais no sábado de manhã era manter a diferença para o Mikko. Nós mais do que a duplicámos. É perfeito», afirmou Ogier, que se abalança para a sétima vitória da temporada.

«Partindo na última posição, temos a vantagem de seguir o rasto dos que nos precedem, o que é muito confortável. Não venho a forçar. O carro está fantástico», acrescentou.

O belga Thierry Neuville (Fiesta RS), segundo do Mundial e ainda com escassas hipóteses de negar o primeiro título a Ogier, segue na terceira posição, já com um minuto e 11 segundos de atraso.

O finlandês Jari-Matti Latvala (VW) vaticinou no final da jornada que os primeiros lugares estão entregues, depois de fechar o dia em quarto, a 1.45 minutos, beneficiando do despiste do britânico Kris Meeke na longa especial de Nambouca (49 km), que deixou a Citroën também em má posição na luta pelo título de construtores com a VW.

Com seis troços por disputar no domingo (125 km cronometrados), Ogier está bem encaminhado para se sagrar campeão do Mundo aos 29 anos e suceder ao compatriota Sébastien Loeb, vencedor das nove edições anteriores do Mundial.

«No desporto automóvel, enquanto a meta não está atravessada, tudo pode acontecer. Um erro, uma falha mecânica. Compete-me continuar concentrado até ao último metro», sublinhou Ogier.

Se a classificação se mantiver como está, e no caso de não ceder dois pontos na "power stage" que dará 3, 2 e 1 pontos aos três primeiros, o francês poderá festejar o título no domingo, a três provas do final do campeonato (França, Espanha e Reino Unido).