O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) terminou hoje a segunda etapa na liderança do Rali da Catalunha, 12.ª prova do Mundial de ralis, superando o espanhol Dani Sordo (Citroen) e o belga Thierry Neuville (Ford).

O francês Sébastien Ogier, companheiro de Latvala e já virtual campeão, terminou a etapa no quarto lugar. Ogier era o líder no final do primeiro dia, mas um furo na sexta prova especial de classificação atirou-o para o sexto lugar, tendo o gaulês conseguido recuperar duas posições e ficado a 19 segundo do comandante.

Na etapa de hoje, e beneficiando do furo de Ogier, Sordo saltou para a frente a meio da jornada, em igualdade com Latvala, mas o espanhol preferiu sacrificar os pontos da "power stage", a oitava, a fim de permitir ao finlandês assumir a lideranla, o que o obrigará a abrir a estrada na manhã de domingo.

Neuville venceu a "power stage" e os três pontos correspondentes, à frente dos pilotos da Volkswagen, Ogier e Latvala, e deu um passo na luta pelo segundo lugar do campeonato, que disputa com o piloto nórdico.

Na prova espanhola, Latvala lidera e detém apenas cerca de 30 segundos de vantagem para Neuville, perpestivando-se uma grande luta no domingo entre os dois.

Na noite de hoje, os mecânicos das equipas vão dispor de 75 minutos, em vez dos habituais 45, para mudarem a configuração dos carros para terra, depois de dois dias em que a competição decorreu no asfalto.