O francês Sébastien Ogier (Volkswagen), com o título Mundial já assegurado, venceu hoje o Rali da Catalunha, em Espanha, 12.ª e penúltima prova do campeonato, batendo o finlandês Jari-Matti Latvala, seu companheiro de equipa.

Depois de no sábado ter caído para o sexto lugar devido a um furo, Ogier revolucionou a prova no último dia e alcançou a sua oitava vitória da época, protagonizando com Latvala uma "dobradinha" que valeu o título mundial de construtores á marca alemã, à frente de Citroën e Ford.

O piloto francês, que tinha 40 segundos de atraso, conseguiu recuperar seis posições graças ao excelente desempenho sobre as estradas de terra da região de Salou, após dois dias de competição em asfalto, sendo o mais rápido nas últimas especiais.

O finlandês Mikko Hirvonen (Citroën) terminou em terceiro, enquanto o belga Thierry Neuville (Ford), segundo classificado do Mundial, não foi além do quarto lugar, após também ter sido vítima de um furo.

Os homens da Volkswagen beneficiaram também do abandono do espanhol Dani Sordo (Citroën) perante o seu público. Grande animador do rali, Sordo partiu a suspensão na 14.ª e penúltima classificativa, quando tentava resgatar a segunda posição.

Sucessor de Sébastien Loeb, nove vezes campeão do Mundo, Ogier também inscreve o seu nome no historial de vencedores do rali catalão depois de o seu compatriota ter monopolizado o palmarés com oito triunfos seguidos nesta prova (2005-2012).

A última prova do Mundial, o Rali de Gales, realiza-se entre 14 e 17 de novembro.