O polaco Robert Kubica, antigo piloto de Fórmula 1, vai disputar o Mundial de ralis (WRC) de 2013 ao volante de um Ford Fiesta RS, juntamente com o finlandês Mikko Hirvonen, anunciou hoje a equipa britânica M-Sport.

Vencedor da edição de 2013 do Mundial de produção (WRC-2), tendo vencido cinco das sete provas com um Citroën DS3, Kubica, que completa no sábado 29 anos, transferiu-se para a formação britânica devido a incompatibilidades entre o grupo petrolífero Lotos, seu patrocinador pessoal, e a Total, que apoia a marca francesa.

Em setembro de 2012, Kubica voltou a despistar-se, durante o Rali San Martino de Castrozza, em Itália, quando ainda recuperava do grave acidente sofrido em fevereiro de 2011. Na altura, Kubica ficou com a carreira em risco, depois de ter sofrido ferimentos graves no lado direito do corpo no Rali Ronde di Andora, que o levou quase à amputação do braço direito, além das fraturas na perna e ombro.

Eleito personalidade do ano de 2013 numa votação feita através do sítio oficial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) na Internet, Kubica vai ter como companheiro de equipa Hirvonen, de 33 anos, que nas últimas duas temporadas conduziu um Citroën, sem vencer qualquer dos 26 ralis disputados.

O finlandês, vice-campeão do Mundo em 2008, 2009, 2011 e 2013, vai voltar a estar ao volante de um Fiesta, da equipa M-Sport, ao serviço da qual conseguiu 14 das 15 vitórias em ralis da sua carreira.

O terceiro elemento da equipa vai ser o britânico Elfyn Evans, de 24 anos, filho do antigo piloto galês Gwyndaf Evans.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.