O presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, disse hoje à agência Lusa que a presença de tanta gente no WRC Fafe Rally Sprint prova que aquele concelho ainda é a "grande catedral dos ralis em Portugal".

"Está um ambiente fantástico, com tantos milhares de pessoas no troço", incluindo muitos estrangeiros, o que é bom para um concelho que está umbilicalmente ligado aos ralis", afirmou o autarca.

Raul Cunha acrescentou que "este é um grande momento de afirmação de Fafe aos olhos do mundo".

Para o edil, a multidão presente ao longo dos pouco mais de seis quilómetros de troço, é motivo de "orgulho" para o concelho, provando que "valeu a pena" o "esforço" que a autarquia fez para receber aquela competição.

Raul Cunha acrescentou esperar "um bom comportamento" do público e que "tudo corra bem na prova".

O WRC Fafe Rali Sprint disputa-se no antigo troço do Rali de Portugal conhecido como "Lameirinha".

Com pouco mais de seis quilómetros de extensão, a classificativa em terra é conhecida por dois saltos onde eram captadas algumas das melhores fotografias do rali de Portugal, quando a competição se disputava no norte do país.

Como ocorreu em 2012 e 2013, a maioria dos adeptos dos ralis concentra-se nos dois saltos (Pereira e Pedra Sentada) e no Confurco, tidos como os locais mais espetaculares.

Milhares de adeptos estão nas zonas espetáculo, alguns desde sexta-feira, incluindo muitos estrangeiros, sobretudo espanhóis.

Para a prova inscreveram-se 20 concorrentes, incluindo os principais pilotos das marcas Volkswagen, Citroen, Ford e Hyundai.

O vencedor do WRC Fafe Rali Sprint de 2013, o espanhol Dani Sordo, então em Citroen, também vai participar na prova, ao volante do Hyundai WRC.