O piloto francês Sebastien Ogier (Volkswagen Polo-R WRC), campeão do Mundo e líder do Mundial, venceu hoje a superespecial de Lisboa que marcou o arranque da 48.ª edição do Rali de Portugal.
A primeira classificativa, 3,27 quilómetros em circuito na Praça do Império, em Lisboa, mostrou o domínio da marca alemã, que colocou três pilotos nos três primeiros lugares: Ogier, que fez o percurso em 2.52,7 minutos, seguido do finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo-R WRC), a 1,3 segundos, e do norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen Polo-R WRC), a 2,2 segundos.
O primeiro não Volkswagen foi o Hyundai i20 WRC do belga Thierry Neuville (vice-campeão do mundo), com um registo de 2.55,6 minutos, mais 2,9 segundos que o primeiro.
O Citroen do britânico Kris Meeke completou o lote dos cinco primeiros, mas a 3,6 segundos do primeiro.
Ogier, vencedor do Rali de Portugal do ano passado (bem como em 2010 e 2011), entrou assim com o pé direito na edição de 2014, que prossegue na sexta-feira com mais seis classificativas cronometradas no Algarve e Baixo Alentejo.
Entre os portugueses, o mais rápido foi Bernardo Moura (Ford Fiesta S2000), com um tempo de 3.01,6 minutos, a 8,9 segundos do líder, o que lhe valeu a 17.ª posição na superespecial e na geral.
Rui Madeira (Ford Fiesta R5), com 3.05,7 minutos, foi o segundo mais rápido entre os portugueses (19.ª posição), seguido do campeão nacional em título, Ricardo Moura (Skoda Fabia S2000), e do líder do campeonato nacional, o vimaranense Pedro Meireles 3.08,7 (Skoda Fabia S2000).
Esta superespecial de Lisboa é uma das sete classificativas que compõem a primeira etapa do Rali de Portugal, a única desta prova que é pontuável para o campeonato nacional de ralis.