A 48.ª edição do Rali de Portugal arranca hoje com uma primeira superespecial em Lisboa, com o Mosteiro dos Jerónimos em pano de fundo, os primeiros quilómetros competitivos depois de uma partida oficial no Estoril.
O primeiro momento do Rali de Portugal é um arranque oficial nos jardins do Casino Estoril, numa homenagem às "históricas" partidas do então Rali Internacional TAP, na década de 1970.
Depois de uma ligação pela Avenida Marginal, os pilotos inscritos disputam os primeiros quilómetros competitivos da prova em Lisboa, numa superespecial de 3,27 quilómetros a partir das 18:01, num traçado na Praça do Império, em Belém.
A classificativa, de acesso livre, será a primeira oportunidade para os adeptos do automobilismo tomarem contacto com os melhores pilotos de rali do Mundo, incluindo o grande favorito à vitória final em Portugal: o campeão do Mundo e atual líder do campeonato, o francês Sébastien Ogier (Volkswagen), vencedor da última edição da prova.
Ogier chega ao Rali de Portugal, quarta prova do WRC, com 63 pontos (mais três do que o seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala), graças a vitórias no Rali de Monte Carlo e Rali do México.
Depois da primeira superespecial, seguem-se três dias de prova nos troços de terra do Algarve e Baixo Alentejo, num total de 336 quilómetros cronometrados em localidades como Silves, Ourique, Almodôvar, Santa Clara, Santana da Serra, Malhão, Loulé e São Brás de Alportel (um regresso ao Rali de Portugal).
Para a 48.ª edição do Rali de Portugal estão inscritos mais de 80 carros, 15 dos quais do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), além dos principais pilotos portugueses - como o líder Pedro Meireles, Bernardo Sousa, Rui Madeira e o campeão nacional Ricardo Moura -, já que a primeira etapa é pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis.