O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo-R WRC) despistou-se esta sexta-feira na quinta classificativa do Rali de Portugal, em que o francês Sebastien Ogier, seu companheiro de equipa, solidificou a sua liderança, ao ganhar na segunda passagem por Silves
Latavala, segundo da geral e do Mundial, despistou-se quando tinha completado apenas 12 quilómetros da especial e teve de abandonar a classificativa, podendo apenas retomar o rali no sábado (com as regras de Rali2).
O campeão do Mundo completou os 21,5 quilómetros da segunda passagem por Silves em 11.53,8 minutos, apenas 9 décimos de segundo mais rápido do que o estónio Ott Tanak (Ford Fiesta RS WRC). O finlandês Mikko Hirvonen (também em Ford Fiesta RS WRC) foi o terceiro da classificativa, a 2,7 segundos do líder.
"A estrada está completamente diferente [comparando com o estado em que estava esta manhã, na classificativa 2, exatamente o mesmo troço] e tivemos mais aderência. Fizemos uma boa classificativa e sim, apertámos. Esperemos que eles [Latvala e o navegador Miika Anttila] estejam ambos ok e possam recomeçar amanhã", considerou Ogier no final do troço.
Dani Sordo (Hyundai) foi o quarto da classificativa, a 7,2 segundos de Ogier, e o seu colega de equipa, Thierry Neuville, foi quinto, a 9,2 segundos do mais rápido.
Durante a manhã, vários pilotos - especialmente os primeiros - sentiram muitas dificuldades em lidar com o piso escorregadio e lamacento, consequência das fortes chuvadas que se abateram sobre a região nos últimos dias.
Na geral, Ogier consolidou a sua liderança, abrindo um intervalo de 5 segundos para o finlandês Mikko Hirvonnen (Ford) e 6,4 segundos sobre Ott Tanak (Ford).
No entanto, Tanak saiu do parque de serviço esta tarde com pneus macios, o que - a duas classificativas do fim da etapa, incluindo os 26,48 quilómetros de Almodôvar – foi, segundo o próprio, uma má escolha.
"Decisão completamente errada", disse o estónio no final do troço de Silves, uma vez que os seus pneus da frente parecem já bastante desgastados nos bordos interiores e exteriores.