O campeão do Mundo e líder do Rali de Portugal, Sebastien Ogier (Volkswagen), venceu a 13.ª especial e fechou a segunda etapa da prova com uma vantagem de 38,8 segundos sobre o finlandês Mikko Hirvonen (Ford).
O piloto francês concluiu a segunda passagem pelo Malhão (SS13 Malhão 2) em 13.49,2 minutos, à frente do seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, a 4,6 segundos, e 11,7 segundos mais rápido do que o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC).
O segundo da geral, o finlandês Mikko Hirvonen, fez apenas o quinto melhor tempo, a 17,3 segundos do mais rápido. Assim, na geral a vantagem de Ogier aumenta para 38,1 segundos.
No final do troço, o finlandês chegou com os pneus quase "carecas" e considerou que a questão da vitória no rali está praticamente decidida.
"Comecei a ficar com medo de ter um furo. Parece que a luta está perdida, agora vamos tentar segurar o segundo lugar. Gostaria de lutar mais, mas não conseguimos. Vamos ver que pneus conseguimos amanhã [domingo] para conseguir pontos na Powerstage", disse Hirvonen.
Já Ogier, que começou o dia atrás de Hirvonen, disse que o estado dos pneus em reserva acabaram por decidir tudo.
"A gestão dos pneus foi a chave. Nós fizemo-la bem", disse o francês.