O francês Sebastien Ogier (Volkswagen Polo-R) ganhou a 12.ª especial do Rali de Portugal, a penúltima da etapa de hoje, consolidando o segundo lugar na geral, agora com 20,8 segundos de vantagem sobre o segundo.

O campeão do Mundo de ralis completou a segunda passagem de hoje pelo troço de Santana da Serra (SS12 31,9 quilómetros) em 23.00,6 minutos, menos 11 segundos do que o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS WRC) e menos 17,7 segundos do que o seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala.

O resultado da 12.ª especial significa que Ogier ampliou a vantagem sobre o segundo da geral, Hirvonen, para 20,8 segundos.

Hirvonen chegou ao final do troço com os pneus completamente gastos, praticamente lisos (slicks).

"Fiz tudo o que podia. Os pneus estão 'slicks' na traseira e ele [Ogier] está a fugir. Não há nada que possa fazer, mas vamos continuar. Nunca se sabe o que vai acontecer", disse o piloto finlandês.

Questionado sobre se tem pneus macios novos para trocar pelos que estão "nas lonas", Hirvonen respondeu: "Nem por isso".

Já Ogier salientou que errou na sexta-feira ao ter optado por pneus duros, mas que essa decisão foi compensada hoje.

"Ontem [sexta-feira] errámos [ao colocar pneus duros], mas ficaram mais [pneus macios] para hoje. No final tudo se acertou", disse o francês.

Na etapa de hoje do Rali de Portugal falta apenas concluir a 13.ª classificativa, a segunda passagem pelo Malhão, num total de 22,15 quilómetros cronometrados.