O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen WRC) ganhou este domingo a 14.ª e antepenúltima classificativa do Rali de Portugal, num troço marcado pelo abandono do espanhol Dani Sordo (Hyundai) e pelo quinto lugar de Sebastien Ogier.
O piloto finlandês completou o troço em 8.57,8 minutos, enquanto o norueguês Mads Ostberg (Citroen DS3 WRC) ficou em segundo, a 3,8 segundos, e o norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen Polo-R) fez o terceiro tempo, a 8,4 segundos do mais rápido.
O líder da prova, o francês Sebastien Ogier (Volkswagen) fez apenas o quinto melhor tempo, a 8,6 segundos de Latvala, afirmando no final que abrandou "para poupar os pneus" para as duas últimas e decisivas etapas.
Já o segundo da geral, Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS WRC) fez o sexto tempo, a 13,7 segundos.
O piloto espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) abandonou hoje o Rali ainda antes de entrar na 14.ª especial, devido a um semi-eixo partido na roda dianteira direita.
O espanhol, que à entrada da classificativa estava em quarto lugar da geral, a 20 segundos do terceiro lugar de Mads Ostberg, nem sequer começou o troço cronometrado, já que partiu um semieixo da roda direita na estrada de ligação.
Sordo liderou o Rali de Portugal durante uma classificativa na sexta-feira, após ter sido o mais rápido na PEC3 (Ourique 1).
Bernardo Sousa, o melhor português em prova, fez o quinto melhor tempo do troço entre os carros do WRC2 (categoria secundária do Mundial de Ralis), a 10,1 segundos do mais rápido nesta classe, o qatari Nasser Al-Attiyah (Ford Fiesta RRC). Na geral absoluta, o português ascendeu à 14.ª posição com o abandono de Dani Sordo.
Na classificação do WRC2, Sousa está no quinto lugar, a 1.40,9 minutos do quarto lugar de Karl Kruuda (Ford Fiesta S2000).
No final do troço de Loulé, Bernardo Sousa disse que os problemas que o carro teve no sábado - transmissão partida e avaria numa válvula do turbo - parecem ultrapassados.
"Hoje é uma questão de gerir, terminar a prova e amealhar pontos para o campeonato WRC2. [...] Vou ganhar experiência e quilómetros e nas próximas provas já poderemos lutar pelas vitórias", garantiu o piloto português, que não corria no Mundial de Ralis desde 2011.
O Rali de Portugal termina hoje, ao fim de 16 classificativas cronometradas.