O já campeão do mundo de Ralis 2014, o francês Sebastien Ogier (Volskwagen), terminou hoje na liderança a primeira etapa do Rali do Reino Unido, no País de Gales, com 6,6 segundos de vantagem sobre o segundo.

O francês concluiu as oito primeiras classificativas especiais na liderança da classificação geral, à frente do seu companheiro de equipa na Volkswagen, o finlandês Jari-Matti Latvala, o único que foi capaz de acompanhar o andamento. Em terceiro lugar na geral está o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta WRC), a 1.13,8 minutos.

Ogier e Latvala "dividiram" entre si as vitórias nas oito "especiais": o francês ganhou na ES1, ES2, ES4 e ES6 enquanto o finlandês ganhou as outras quatro (ES3, ES5, ES7 e ES8).

"Foi muito difícil correr esta manhã, mas gostei mesmo das classificativas. Esta tarde foi diferente - estava só a tentar sobreviver. As condições [do percurso] estavam muito escorregadias e no final já estava a lutar contra o carro", disse Ogier.

Já Latvala salientou que o rali disputado no País de Gales está a revelar-se "muito duro". "Comecei mesmo a forçar [o andamento], mas o problema é que as estradas estavam muito polidas e estávamos a curvar a menos. Isso é muito difícil, porque quando estás ao ataque não consegues fazer com que o carro curve. Foi um trabalho muito duro", explicou o piloto finlandês.

A correr "em casa", ou perto de casa, o britânico Kris Meeke (Citroen) terminou o dia em quarto, a 1.21,5 minutos, seguido do norueguês Mads Ostberg (Citroen), a 1.22,2 minutos do mais rápido.

No WRC2 (segunda categoria do Mundial de ralis), o português Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC) fechou a primeira etapa na segunda posição da geral, a 39,5 segundos do mais rápido naquela classe, o finlandês Jari Ketomaa (Ford Fiesta R5). No entanto, o piloto português tem tido uma atuação em crescendo, já que tinha concluído as classificativas da manhã na 5.ª posição.

O Rali do Reino Unido é a 13.ª e última prova do Mundial de Ralis 2014, já conquistado por Sebastien Ogier, seguido do finlandês Jari-Matti Latvala. O terceiro piloto da Volkswagen, o norueguês Andreas Mikkelsen, segue em terceiro lugar no campeonato.

Nas contas do campeonato de pilotos WRC2, Bernardo Sousa segue em oitavo lugar, mas ainda pode "apanhar" o sétimo classificado, o sueco Pontus Tidemand.

No sábado disputam-se outras nove classificativas do Rali do Reino Unido, que termina no domingo.