O Rali de Portugal de 2015 vai começar no Campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães, revelou esta segunda-feira a autarquia vimaranense em comunicado.

A prova portuguesa, que no próximo ano vai ter lugar no norte do país, fará parte do Campeonato do Mundo FIA de Ralis de 2015 e vai disputar-se depois de Monte Carlo, Suécia, México e Argentina.

No comunicado, a Câmara Municipal de Guimarães nota que, tendo em conta a ausência de financiamento do Turismo de Portugal, os 12 municípios envolvidos na organização da competição assinaram um acordo de parceria para garantir a realização da prova, após uma reunião efetuada na sede do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entidade que outorga o protocolo com os municípios.

Os responsáveis vão apresentar uma candidatura junto da CCDR-N, ao abrigo do "overbooking", ou seja, verbas que restam do antigo quadro comunitário e que ainda não foram afetadas.

Segundo o vice-presidente da autarquia, Amadeu Portilha, "a realização no norte de Portugal do Rali de Portugal 2015 é estratégica para a região e para a sua afirmação. A verba que o Turismo de Portugal sempre concedeu a esta prova foi retirada e as câmaras envolvidas foram chamadas a mais um esforço financeiro suplementar, tendo em conta a grande visibilidade internacional que está associada a este evento".

"Será mais uma excelente jornada de promoção de Guimarães como cidade capaz de acolher os maiores eventos mundiais", afirmou.

Segundo a mesma nota, o Castelo de Guimarães foi o monumento mais visitado no norte de Portugal no final do primeiro semestre deste ano, tendo recebido 138 mil pessoas entre janeiro e junho.