O francês Sébastien Loeb (Citroen) concluiu esta quinta-feira as primeiras duas especiais do Rali de Monte Carlo na liderança, com 13,3 segundos de vantagem para o seu compatriota Sébastien Ogier (Volkswagen), campeão do mundo em título.

Loeb, nove vezes campeão do mundo (2004 a 2012) e já retirado, faz aparições esporádicas em provas do campeonato, principalmente a de Monte Carlo, prova habitualmente de arranque do campeonato, a qual já venceu por sete vezes.

Para já, neste reencontro com o seu antigo companheiro de equipa, Loeb volta a levar vantagem, embora esta tenha sido conquistada essencialmente na primeira prova especial, um troço de 21,31 quilómetros e que o gaulês cumpriu em 15.53,5 minutos, menos 22 segundos do que o segundo, o letão Ott Tanak (Ford Fiesta), e 30,9 do que Ogier, terceiro.

Na "especial" seguinte, Ogier "deu o troco" e cumpriu os 19,68 quilómetros em 13.57,1 minutos, menos 10,7 segundos do que o seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, segundo, e 17,6 do que Loeb, terceiro.

Após este arranque, mais uma vez dominado pelos dois pilotos franceses, Loeb parte para as seis especiais do segundo dia na frente, mas agora com apenas 13,3 segundos de vantagem para Ogier e 36,1 para Latvala, agora terceiro.