O norueguês Andreas Mikkelsen, terceiro piloto da Volkswagen, lidera o Rali da Suécia, tirando partido do mau dia protagonizado pelos seus companheiros de equipa, o francês Sébastien Ogier e o finlandês Jari-Matti Latvala.

Ogier, atual bicampeão mundial, foi uma das figuras pela negativa deste segundo dia da competição, ao protagonizar uma avaria, no mecanismo do limpa para-brisas - além de depois ter feito uma fissura no vidro para-brisas, na desastrada tentativa de reparação. Até ganhou três das quatro especiais da manhã, mas, depois da avaria, voltou a estar desastrado e embateu contra um muro de neve, perdendo mais de meio minuto no regresso à estrada.

"Cometi um erro, numa curva bastante lenta travei um pouco tarde, pensando que era o melhor a fazer...", reconheceu o piloto gaulês, que ocupa o quarto posto, a 27,4 segundos de Mikkelsen.

O piloto norueguês da Volkswagen comanda com 19,1 segundos de avanço sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) e 19,4 sobre outro norueguês, Mads Ostberg (Citroën DS3), reconhecendo, porém, que é mesmo com Ogier que terá de se preocupar.

O vice-campeão mundial, Latvala, esteve pior do que Ogier e cede já 8.27 minutos, ocupando o 23.º lugar, consequência de uma saída de estrada na última especial do dia.

No sábado, mais oito especiais estão no programa deste rali, totalmente disputado na região oeste da Suécia, em Hagfors. Destaque para a passagem do famoso Colin's Crest, conhecida pelos enormes 'jumps' e onde Ogier tem um impressionante recorde de 41 metros.