Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, ambos pilotos da Volkswagen que vão participar no Rali de Portugal, elogiaram a paixão existente no país por este desporto, contando com uma grande presença de público nas estradas do norte.

"No ano passado, quando fizemos a demonstração em Fafe, foi muito bom ver tantos espectadores. Espero que se mantenham nos locais corretos e desfrutem do espetáculo, porque nós daremos o nosso máximo para agradar", começou por dizer o francês bicampeão do mundo.

Apesar de já ter feito alguns troços de reconhecimento, Ogier sente que a maior parte dos pilotos "ainda irá descobrir as etapas ao longo da competição", antecipando "uma prova que não será fácil, pois exige muita técnica e muito cuidado com as pedras e as árvores, sendo necessário concentração máxima para evitar erros".

O piloto francês elogiou a organização "pelo excelente trabalho de preparação das estradas", falando "em condições muito boas para a competição, mas muito diferentes daquelas a que os pilotos estavam habituados nas edições no sul do país".

"A terra é mais suave e talvez com mais pó. Esperava que chovesse um pouco para enlamear o traçado, mas sabemos que estará bom tempo, fazendo com que as provas sejam ainda mais rápidas", apontou.

Já Jari-Matti Latvala, companheiro de equipa de Ogier, confessou uma preferência pelos traçados a norte do país. "Honestamente, gosto mais desta etapas no norte, são mais fluidas. O ritmo é melhor aqui em comparação com o sul, misturando áreas rápidas com áreas mais técnicas, e sem haver curvas tão cegas", analisou o finlandês.

O piloto da Volkswagen também participou, o ano passado, no Rali Sprint de Fafe, e ficou rendido com a paixão dos aficionados.

"Sabemos que há uma enorme paixão por este desporto em Portugal, talvez seja das maiores no campeonato do mundo. Acredito que vai correr tudo bem em termos de segurança, porque o público demonstrou o ano passado que apesar do entusiasmo é cumpridor. Espero que assim continuem", desabafou.

Latvala partilhou que ainda recentemente falou sobre esta prova com o seu compatriota Markku Alén, ex-piloto que detém o recorde de vitórias no Rali de Portugal (5), e que este lhe deu um curioso incentivo.

"Ele disse-me para não me preocupar, porque as estradas do norte de Portugal são feitas para os finlandeses vencerem", afirmou, sorridente.

O Rali de Portugal arranca esta quinta-feira com 16 classificativas repartidas por quatro dias de competição, com mais de 1.500 quilómetros, dos quais cerca de 350 cronometrados, passando pelos municípios de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho.