O belga Thierry Neuville (Hyundai) capotou este sábado na primeira especial do terceiro dia do Rali de Portugal e teve de abandonar a quinta prova do Campeonato do Mundo.

Neuville, que era nono da geral na sexta-feira, a mais de um minuto do líder da prova, o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen), capotou pouco depois do arranque da oitava prova especial de classificação (PEC-8), correspondente à primeira passagem no troço de Baião.

O piloto, sexto classificado do Mundial, e o seu navegador, Nicolas Gilsoul, saíram ilesos do acidente, enquanto o carro ficou a bloquear a estrada e teve de ser removido. Depois da Argentina, este será o segundo rali consecutivo em que Neuville fica em branco, depois de ter pontuado em Monte Carlo, na Suécia e no México.

Os mais rápidos no troço de Baião foram os três pilotos da Volkswagen, com o norueguês Andreas Mikkelsen à cabeça, seguido pelo francês Sébastien Ogier e por Latvala, que à partida para o terceiro dia comandava com 11,1 segundos de avanço sobre o britânico Kris Meeke e 16 sobre Mikkelsen, enquanto Ogier era sexto, a 25,9.

Hoje, cumprem-se mais seis classificativas do rali, com duas passagens nos troços de Baião (18,57 km), Marão (26,46 km) e Fridão (37,67 km) que perfazem as secções mais extensas do rali, com um total de 165,4 quilómetros, num itinerário desenhado entre as regiões de Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes.

Veja o vídeo do acidente.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.