O troço de Baião do Rali de Portugal foi animado no sábado com a aparição da Renault 4L, estrela do vídeo de promoção da prova na Internet, com um milhão de visualizações.

"Foi uma maravilha, passar com a 4L naqueles buracos todos", contou Fernando Ribeiro, um ex-presidente de junta que ficou conhecido, nestes dias, por ter sido o condutor do veículo que, no vídeo da Câmara de Baião, percorre as serranias da Aboboreira.

No sábado, porém, não guiou o automóvel que conhece bem, mas seguiu no lugar de frente cantarolando o "Verde Vinho", canção do vídeo, para gáudio dos milhares de espetadores, ao longo dos quase 18 quilómetros de troço.

Munido do seu chapéu da lavoura, Fernando Ribeiro, de 70 anos, não se cansou de acenar aos surpreendidos aficionados dos ralis, que iam sorrindo e tirando centenas de fotografias à passagem da famosa 4L azul.

Munida de potentes pneus de terra montados para a ocasião e luzes por cima da capota, a carrinha, com o seu `roncar´ característico, lá foi percorrendo, sem pressas, o serpenteante troço, por entre as paisagens de Baião e da Serra da Aboboreira.

Nem mesmo as íngremes subidas impediram o veículo de se destacar, saltitante e empoeirado, por entre os rasgos deixados pelas máquinas do mundial de ralis que antecederam a velha Renault.

Há 20 anos, quando era presidente da Junta de Campelo e ajudou a abrir aquela estrada na serra, Fernando Ribeiro não pensava que um dia ia ser uma "estrela" no rali, a bordo de um carro em que fez mais de 140.000 quilómetros.

"Nunca tive problemas, nunca me deixou na rua", contou no final do troço, quando inspecionava o veículo.
Constatando que estava tudo bem com a 4L, mesmo depois de tantas emoções fortes, atirou: "Isto é mesmo para a guerra, é para andar em qualquer caminho".

Mesmo parada junto aos paços do concelho, a carrinha atraía a curiosidade dos que passavam de carro, mesmo os de sotaque castelhano, que não resistiam a tirar uma `selfie´ com o septuagenário.

Sobre o sucesso do vídeo, partilhado na página oficial da organização do rali, Fernando Ribeiro disse à Lusa estar a gostar de ter ficado conhecido. "Depois de velho, ainda melhor", gracejou, enquanto lembrava que o gosto pelos ralis é muito antigo: "Para mim, isto não é novo, porque já há ralis há muitos anos e nunca faltei. Gosto muito."