O piloto finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo-R) consolidou hoje a liderança do Rali da Finlândia, oitava prova do Campeonato do Mundo, após a conclusão da segunda etapa, disputada sob chuva intensa na região de Jyväskylä.

Latvala, vencedor da prova em 2014, foi o mais rápido em cinco dos oitos troços do dia, aumentando de 2,6 para 13,2 segundos a vantagem sobre o francês Sébastien Ogier, bicampeão mundial e colega de equipa na Volkswagen e que se impôs nas restantes três ‘especiais’.

A luta pela vitória parece resumida aos dois pilotos da marca alemã, uma vez que o terceiro e quartos classificados, o norueguês Mads Ostberg (Citroën DS3) e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), já estão a 1.28,0 e 3.26,5 minutos, respetivamente.

“Sabia que tinha de atacar durante a tarde e acabou por correr bem, apesar da chuva”, disse Latvala, que beneficiou do facto de Ogier ter reduzido o ritmo após um embate numa rocha, com o francês a declarar que ficaria “muito satisfeito” se terminar a prova no segundo lugar.

O espanhol Dani Sordo teve menos sorte do que o bicampeão mundial, perdendo mais de cinco minutos depois de o seu Hyundai i20 ter caído numa vala durante o 15.º troço.

No domingo disputa-se a terceira etapa do Rali da Finlândia, com a realização das duas últimas especiais, na extensão de 28,26 quilómetros, uma distância relativamente curta, que poderá permitir a Latvala gerir a também curta vantagem que amealhou.