O piloto francês Sebastien Ogier (Volkswagen) lidera o Rali da Alemanha depois de ter dominado hoje a jornada inaugural, na região de Trier, obtendo com os melhores tempos em sete das oito 'especiais'.

No arranque da nona prova do Mundial de ralis - a primeira verdadeiramente de asfalto -, Ogier colocou-se já em boa posição para chegar à sexta vitória da época e consolidar a liderança do campeonato, podendo mesmo festejar o terceiro título consecutivo se Jari-Mati Latvala, seu colega de equipa, ficar abaixo do sétimo lugar.

Depois de ter deixado escapar apenas uma das quatro classificativas da manhã para Latvala, o gaulês não cedeu nenhuma na secção vespertina e terminou o dia com 9,5 segundos de vantagem sobre o finlandês, vencedor do Rali de Portugal.

A supremacia da Volkswagen expressa-se também na terceira posição de Andreas Mikkelsen, que parte para a segunda jornada com 34,9 segundos de atraso em relação o líder e sem a pressão do britânico Kris Meeke (Citroen), que abandonou a prova na sexta ‘especial’ quando era o mais direto perseguidor do norueguês.

Assim, nas posições seguintes, já a mais de um minuto, estão os Hyundai do espanhol Dani Sordo e do belga Thierry Neuville, que no ano passado deu a primeira vitória no Mundial à marca coreana precisamente na Alemanha.