O piloto Ricardo Porém terminou hoje na liderança o primeiro dia da Baja de Portalegre, última etapa do campeonato nacional de todo-o-terreno e pontuável para a Taça do Mundo, ao vencer o prólogo inaugural e a segunda especial.

Aos comandos de uma Toyota, Ricardo Porém terminou a segunda especial, com a extensão de 85 quilómetros, em 1:00.57 horas, com uma vantagem de 1.04 minutos de vantagem para João Ramos (Toyota), segundo, e dois para Miguel Barbosa (Mitsubishi), que terminou o dia em terceiro.

Com o título da categoria ainda por decidir, Miguel Barbosa leva vantagem sobre os restantes candidatos, já que Nuno Matos (Opel), atual líder do campeonato, e Hélder Oliveira (Nissan) terminaram o dia nos décimo e sétimo lugares, respetivamente.

“O prólogo e o setor seletivo de hoje correram bastante bem. Tentámos imprimir um bom ritmo, sem cometer erros, estamos satisfeitos com a posição alcançada, pois estamos na frente dos nossos mais diretos adversários”, afirmou o líder da prova à sua assessoria de imprensa.

Noutra das categorias em que se decide o título, nas motos, o mais rápido do dia foi Mário Patrão (KTM), ao terminar a prova em 1:01.15 horas, com 59,76 segundos de vantagem para o alemão Sebastian Buhler (Yamaha), que fez segundo, e 1.02 minutos sobre Luís Oliveira (Yamaha), que foi terceiro.

O atual líder do campeonato, António Maio (Yamaha), que para confirmar o título precisa apenas de terminar no quinto posto, concluiu a especial em quarto, a 2.25 minutos de Patrão.

Com o título da categoria UTV/Buggy já nas mãos de Bruno Santos, a categoria hoje foi ganha por João Lopes (Polaris), enquanto nos quads o mais rápido do dia foi Roberto Borrego (Yamaha).

Nessa categoria, está perto do título Tiago Gomes (Suzuki), que lidera atualmente o campeonato com seis pontos de vantagem sobre António Moreira (Yamaha). Ao piloto de Torres Vedras basta terminar atrás de Moreira, mas neste momento segue no quarto posto com 47 segundos de vantagem para Moreira, que é quinto.

No sábado, como habitual, o programa para as duas e quatro rodas difere. Totalizando ambas as ‘especialidades’ 350 quilómetros, os carros contam com duas especiais, a primeira de 150 e a segunda de 200, enquanto as motos contam apenas com uma.