O francês Sébastien Ogier (Volkswagen) vai partir para a última jornada do rali da Catalunha com 54 segundos de vantagem sobre o finlandês Jari-Matti Latvala, depois de hoje ter sido o mais rápido em cinco das oito especiais.

O tricampeão do mundo dominou o início da terceira jornada, ganhando as três primeiras classificativas, o que, juntamente com os problemas sentidos por Latvala com os travões do seu Volkswagen – perdeu quase um minuto na terceira especial -, o deixa perto da vitória na penúltima prova do campeonato.

Ogier foi o mais rápido em cinco das oito especiais do penúltimo dia, com o finlandês a conquistar as outras três.

“Foi divertido pilotar durante todo o dia. Estou muito contente, o carro esteve perfeito. Com a vantagem que alcancei pude encarar com tranquilidade as partes mais sujas do traçado, mas quando o piso estava limpo dei o máximo”, resumiu o francês, enquanto Latvala lamentou os problemas matinais.

Em terceiro segue o norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen), a 56 segundos, com o espanhol Dani Sordo (Hyundai) a apenas cinco segundos do pódio.

Com o título de campeão de mundo já na posse de Ogier e o de construtores já garantido para a Volskwagen, Latvala continua no bom caminho para conseguir o segundo posto da classificação do mundial de pilotos.

No domingo, a última jornada do rali da Catalunha terá três especiais, que serão cumpridas duas vezes para somar 76,4 quilómetros, e terminará com a ‘power stage’ no troço de Duesaigües, que dará pontos extra aos três pilotos mais rápidos.