O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo-R) passou para o comando do Rali do México na sexta-feira, fechando o segundo dia com mais de meio minuto de vantagem sobre o colega francês Sébastien Ogier.

Vencedor das duas primeiras provas do Mundial (Monte Carlo e Suécia), o campeão do mundo, prejudicado por uma ordem de partida desfavorável, não está a conseguir acompanhar o andamento do finlandês no primeiro rali de terra da temporada, que decorre na região de León.

Depois de Ogier ter saído com estatuto de líder após as três primeiras especiais, na quinta-feira, Latvala, vencedor do Rali de Portugal de 2015, retirou-lhe o comando nas duas primeiras classificativas da manhã de sexta e manteve o domínio à tarde, fazendo o melhor tempo em mais três troços.

Nas sete especiais do programa da segunda jornada, Ogier não conseguiu contrariar o 'handicap' de abrir a estrada e Latvala - que ainda não pontuou neste Mundial - aproveitou o facto de arrancar em oitavo para chegar ao fim do dia com 32,1 segundos de avanço sobre o gaulês e 1.15,6 minutos em relação ao espanhol Dani Sordo, melhor piloto da Hyundai, que perdeu o belga Thierry Neuville devido a um problema mecânico.

"Não esperava uma diferença tão grande e muito menos tão cedo, porque sei que Sébastien faz grandes desempenhos aqui", dizia o vice-campeão do mundo após a sessão matinal, quando a sua vantagem rondava 20 segundos. "A diferença não vai parar de aumentar até amanhã [sábado] à noite. Já é fantástico estar em segundo. Não vale a pena comparar os nossos tempos com os de Jari-Matti, porque não estamos no mesmo rali", respondia Ogier.

O rali prossegue no sábado, com mais nove classificativas, e fecha no domingo, dia em que Ogier poderá finalmente beneficiar de uma ordem de partida mais favorável, embora lhe restem apenas duas especiais, a o 'gigante' troço de Guanajuato (80 km) e a 'power stage' de Agua Zarca.