O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo-R) conseguiu hoje a primeira vitória da temporada, ao ganhar o Rali do México, terceira prova do Mundial, deixando o gaulês Sébastien Ogier, seu companheiro de equipa, a mais de um minuto.

Latvala, que venceu 11 das 21 especiais programadas, assumiu o comando da prova na sexta-feira, quando fechou o segundo dia com 32 segundos de vantagem sobre o campeão do mundo, e ampliou a diferença no sábado para mais de minuto e meio.

O finlandês, que ainda não tinha pontuado esta época, aproveitou bem uma ordem de partida favorável para se distanciar o máximo possível de Ogier, vencedor das duas primeiras provas (Monte Carlo e México), que foi claramente prejudicado por ter de abrir a estrada nas três primeiras jornadas no primeiro rali de terra do ano.

Hoje, Ogier foi o mais rápido nas duas especiais que restavam, o 'gigantesco' troço de Guanajuato (80 km) e a 'power stage' de Agua Zarca, mas serviu apenas para reduzir a 1.05,3 minutos o fosso cavado por Latvala. O espanhol Dani Sordo (Hyundai) e o norueguês Mads Ostberg (Ford) terminaram em terceiro e quarto, respetivamente.

Com a sua 16.ª vitória em provas do Mundial, o piloto finlandês refaz-se de um mau início de campeonato, com um abandono em Monte Carlo e um 20.º lugar no Rali da Suécia.

“É uma sensação soberba. O meu começo de temporada foi complicado e não me sentia bem psicologicamente. É ainda mais notável que tenha vencido num rali onde raramente sobressaí”, afirmou, vencedor do Rali de Portugal em 2015.

Apesar do segundo lugar, Sébastien Ogier consolidou a liderança do Mundial de pilotos, com 77 pontos. “Foi um bom rali, não podia fazer melhor”, afirmou o piloto francês, sublinhando o facto de levar do México “pontos muito bons para o campeonato do mundo”.

Seguem-se Mads Ostberg, com 39 pontos, e o também norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen), que acumula 33 pontos, apesar de ter abandonado no México.

A quarta etapa do Mundial, o Rali da Argentina, disputa-se entre 21 e 24 de abril.