O Rali de Portugal, que se realiza a norte de 19 a 22 de maio e integra o mundial, apresenta três inovações em relação a 2015, destacando-se o Porto Street Stage, num circuito de 1.850 metros na baixa.

A prova, ao fim da tarde do dia 20, terá duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados e em vários arruamentos adjacentes, com os espetadores a poder assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo.

Para o último dia, duas alterações significativas: as classificativas de Fafe e Vieira do Minho mantêm-se, mas esta última passa a contar com duas passagens: para isso, o troço foi encurtado em cerca de 10 quilómetros e termina à entrada da povoação de Angra.

Este ano, a entrega de prémios aos vencedores do Rali de Portugal vai decorrer na marginal de Matosinhos, com o mar como cenário de fundo.

A prova, que principia na quinta-feira junto ao castelo de Guimarães, tem uma extensão total de 1.684 quilómetros, dos quais 368 cronometrados, distribuídos por 19 classificativas.

Depois de Guimarães, os concorrentes seguem para a pista de ralicross de Lousada, onde, a partir das 19:00, decorre a única “Super Especial”, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas.

Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, com três classificativas, as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma com dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.

Ao final da tarde, a partir das 19:00, realiza-se o Porto Street Stage, que integra as provas de classificação oito e nove.

No sábado, a caravana do WRC avança para a zona do Marão, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 quilómetros.

Em quatro troços do rali – Caminha, Baião, Amarante e Vieira do Minho –, os adeptos têm à disposição uma zona espetáculo especial, designada “Fun Zone”, sendo que podem aceder à mesma a partir da noite anterior à prova.

Quanto ao público, limitado às zonas ‘verdes’, o seu acesso é feito mediante critérios como acessibilidade, visibilidade, espetacularidade e segurança, locais esses previamente preparados para os receber.