Dezenas de milhares de pessoas, de várias nacionalidades, concentraram-se hoje de manhã, em clima de grande festa, para assistir à passagem do Rai de Portugal pelo troço de Fafe, sobretudo no Confurco e no salto final.

Como sempre nas passagens do rali por Fafe, não faltam as habituais churrasqueiras e geleiras recheadas de cerveja fresca que animam as gentes de todas as idades, apesar do tempo fresco que obriga a agasalhos.

Muitos acamparam na serra 48 horas antes em tendas mais ou menos improvisadas, enquanto outros recorreram às bicicletas de montanha ou às motos, de duas ou quatro rodas, para chegarem mais rapidamente aos locais das emoções fortes da quinta prova do Mundial de ralis.

A cada salto, os espetadores reagem, conforme a espetacularidade de cada um dos pilotos. Os mais rápidos são agraciados com uma enorme ovação e palmas que ecoam na paisagem serrana.

Os pilotos menos ousados na abordagem ao salto, um dos locais mais icónicos do Mundial, recebem alguns assobios, ainda que tímidos.

A massa humana junto ao salto é imensa, espalhando-se pelas colinas dos dois lados de troço, com inúmeras bandeiras de várias nacionalidades, sobretudo espanholas, francesas, britânicas norueguesas e finlandesas, além das portuguesas, que estão em grande número.

A segurança é prioridade desta prova e, por isso, os espetadores assistem à passagem dos seus ídolos nos locais definidos pela organização, resguardados por redes de segurança.

Nas colinas das redondezas e nas estradas de acesso ao troço, observam-se estacionados milhares de automóveis, ao longo de inúmeros quilómetros, dando nas vistas as matrículas espanholas de muitos veículos, de vários tipos. Muitos adeptos percorrem mais de seis quilómetros a pé para chegarem às zonas-espetáculo.

Terminada a primeira de duas passagens pelo troço, os aficionados abrigaram-se do vento e prepararam-se para retemperarem os estômagos, enquanto os helicópteros sobrevoavam a zona do salto para captarem as melhores imagens da multidão.

Alguns grupos recorrem às churrasqueiras e outros apetrechos que levaram de casa, enquanto, junto às barracas que vendem comes e bebes. As bifanas dominam a ‘ementa’, acompanhadas preferencialmente por cerveja, com música de fundo proveniente de um carro, nas redondezas, equipado com um potente sistema de som.

Era assim o ambiente antes da segunda passagem pelo troço, pouco depois do meio-dia para os primeiros na estrada, naquela que será a última classificativa da 50.ª edição do Rali de Portugal, conhecida como ‘Power Stage', que será transmitida para cerca de 150 países.