Fábio Mota é um dos três pilotos portugueses que este fim de semana estarão em competição no circuito de Vila Real, confessando a ambição de poder vencer na categoria em que participa.

O piloto luso, de 28 anos, estará ao volante de um Seat Leon, da equipa Lema Racing, e vai alinhar na grelha de partida da Taça Europeia FIA de Carros de Turismo (ETCC), que é uma espécie de antecâmara da principal categoria: o Campeonato do Mundo WTCC.

Fábio Mota, que se estreia esta temporada nesta disciplina, depois de ter evoluído no Troféu Renault Clio de Espanha, é apontado como um dos favoritos à vitória na sua categoria, sobretudo por já conhecer o traçado.

Ainda assim, o piloto prefere uma abordagem mais cautelosa e, apesar de reconhecer que seria "muito bom triunfar", lembra que a concorrência é muito forte.

"Há muitas pessoas a colocarem-me como favorito para ganhar esta prova, mas não sou apenas eu. Temos também o Manuel Pedro Fernandes, que é um piloto de Vila Real, que conhece muito bem o circuito e terá também um carro muito competitivo", começou por dizer Fábio Mota.

O piloto do Seat Leon lembrou, no entanto, que "há adversários da Suíça, Alemanha e Republica Checa que também querem muito vencer, uma vez que este é um circuito urbano, onde a pontuação vale a dobrar".

Fábio Mota prevê, por isso, "uma competição renhida onde será muito difícil prever um vencedor", mas deixou claro que gostaria de "dar uma alegria ao público de Vila Real".

"Tanto o público como organização merecem que um piloto português pudesse vencer, pois montar um circuito numa cidade, com tantas exigências por parte da Federação Internacional de Automóvel, não é nada fácil. Mereciam ter essa alegria", vincou.

E se não for possível dar esse gosto ao público nacional, Fábio Mota aposta numa vitória de Tiago Monteiro, que estará ao volante de um Honda Civic, na categoria WTCC.

"O Tiago está num pico de forma incrível, é o melhor piloto da Honda, e acredito que terá oportunidade para brilhar em Vila Real, mas se não acontecer aqui será outra prova qualquer", vaticinou.

O mesmo se aplica à sua prestação no campeonato ETTC, onde Fábio Mota já disputou três provas, e já conseguiu um pódio, mostrando-se satisfeito com a sua prestação e evolução.

"Comecei com um pouco de receio como é natural, mas percebi logo que tinha condições para rodar em boas posições. Cheguei a fazer um pódio, logo na segunda prova, e deu-me para acreditar como podia andar nas cinco primeiras posições do campeonato com regularidade”, analisou.

O piloto espera manter-se nesta categoria do ETCC por alguns anos, não escondendo a vontade de ser campeão europeu, e, depois, abraçar outros desafios.

"Gostava de ser campeão europeu nesta categoria, e depois analisar um campeonato como o WTTC, ou então experimentar um campeonato de turismo fora do continente europeu", confessou à Lusa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.